segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mente pesada: corpo pesado.

MUDANDO HÁBITOS

- pesagem e texto atualizados em 17/06/2013
CHEGUEI AO PESO IDEAL: ADEUS OBESIDADE


No pain, No gain!

Mens sana in corpore sano


Até os meus sete anos eu era uma criança bem raquítica. Tinha anemia, pneumonia e bronquite (e o pulso ainda pulsa). Ficava sempre doente e vivia no hospital. Até que me deram o glorioso “soro”. Comecei a engordar e ficar “um menino bonito” (gordinho). Algumas pessoas ainda sustentam a ideia de que criança saudável é criança gorda. Então engordei, como queriam.Na pré-adolescência é que tudo fudeu complicou. Eu era o gordinho da turma (vulgo "balofa") e acabei me reprimindo de muitos sentimentos e, de certa forma, isolando-me de aventuras e brincadeiras. A escapatória para ser aceito foi, como de costume,ser engraçado e cultivar a inteligência. É assim que gordo sobrevive. Um hábito que eu tinha e noto que muitos gordinhos têm era comer muito diante das pessoas. As pessoas aplaudem quando um gordinho come mais que todo mundo e zombam (ainda que com brincadeiras) quando ele come pouco; a lógica que eu seguia era: comer muito (os maiores lanches) pode justificar o peso que tenho! Triste, não é mesmo? Mas só pra quem está com o "lanche" nas mãos, pra galera é muito engraçado.

Na adolescência entrei para uma turma bem pacata (religiosa), a qual, no máximo,fazia caminhadas e uma ou duas aventuras de bicicleta por ano. Aos 16 anos eu já tinha 86 kg (uns 1,70 m). A vida religiosa me levou, aos 19 anos, ao seminário. Mudei minha rotina completamente. Saí da cidade pequena (e sem dinheiro) para uma cidade grande (e com muito dinheiro). O McDonald's foi meu playground. Naquele momento, aos 19 anos, eu cuidava da minha própria alimentação. Mas nada que restaurantes e fast-foods não resolvessem. Cheguei, em três anos, aos 122 kg.



Comecei a ficar desesperado, procurei uma endocrinologista e comecei um tratamento com sibutramina,academia e dieta de 1500 kcal. Fui a 106 kg em cinco ou seis meses. O remédio me ajudou muito, pois como eu estava comendo feito um leitão, consegui controlar a fome com o aumento da saciedade promovido pela sibutramina. Porém,após alcançar os 106 kg, acabar a sibutramina, parar com as consultas com endocrinologista e começar a trabalhar, relaxei e voltei aos lanches, carboidratos excessivos e gorduras. Fui aos 112 Kg em dois anos (2010 – 2011). Engordei menos, pois estava caminhando mais em relação ao seminário (2006 – 2009).

11h30 --- pausa para tomar "chá de feijão branco" e preparar a comida ----

O mais importante aqui, hoje, é ressaltar o que me saltou aos olhos após uma das consultas que fiz com uma psicóloga em Agosto. A instabilidade do meu corpo nesse período de seis anos esteve associada à instabilidade emocional que me seguiu por esse tempo. Eu me perdi completamente entre êxtase de fé e descrença, amores platônicos e conflitos emocionais, amizades e inimizades, difamações e calúnias, fofocas e iras, decepções, mudança profissional, mudança de cidade, projetos desmanchados, novos sonhos e planos futuros etc. A mente estava insana e o corpo adoeceu. Foi buscando recuperar a mente que comecei a cuidar do corpo.

A ficha caiu de vez. Eu decidi resolver meus conflitos e tomar posições que protelei por tanto tempo. Tirei uns meses para repensar minha vida: conhecer amim mesmo foi meu desafio. Uma hora isso teria que acontecer, caso contrário eu continuaria morrendo por dentro e por fora. Vejo esse insight acontecer na vida de muitas pessoas aos 40 ou 50 anos, mas comigo aconteceu justamente aos 26 anos. Talvez seja o primeiro ao longo da vida, mas o fato é que mudou muita coisa em mim. Voltei a praticar exercícios e estou fazendo uma dieta de, no máximo, 1500 kcal. Nos últimos 18 dias passei de 111,1 kg para 105,2 kg. Faço 2 horas de caminhada e corrida leve por dia e em média 100 abdominais. Como atualmente não tenho dinheiro pra academia (cerca de R$50,00 por mês), comprei um simulador de caminhada que está me ajudando além do que eu esperava.


Pesquisei tudo que podia no Google sobre perder peso. Apesar de ter sido muito tentado, corridas dietas milagrosas, como "dieta da morte", "sem carboidrato" etc (aquelas que só eliminam água e músculo, dando a sensação de emagrecimento - que dura pouco). Assisti alguns programas do Bem Estar que me motivaram e me ajudaram muito. Os programas do “Discovery Home& Health” também me motivaram muito ao mostrar pessoas buscando emagrecer. Vi como a vida de uma pessoa obesa tende a ser mais triste em relação às demais pessoas (imposição da moda atual, saúde, autoestima etc). Eu não podia continuar sendo estatística, pesquisei de "kcal" de alimentos (como uma bolacha de sal) à peso que ganhamos por "kcal" não gasta. Descobri, aliás, que engordamos 1 kga cada 7 mil kcal não gastas (fica a dica).

Fiz um esforço e entrei na academia por um mês, ao cabo deste mês comecei a correr na rua. A rua exige muito mais do corpo, você sofre com o impacto do asfalto, vento que resseca a garganta e atrita com a velocidade constante e os obstáculos naturais como os morros, por exemplo. Mas está sendo muito bom. Pretendo voltar à academia e continuar com a corrida na rua.

Ah, e pra registrar meu protesto: a maioria dos sites sobre esse tema é voltada para mulheres, mas que caralho!


Alguns dos métodos que tenho seguido

Leio todas as informações nutricionais possíveis (até de papel de bala).

Anoto tudo que como e antes de dormir somo as calorias (além de ver o que foi desnecessário). Com o tempo estou me habituando com as quantidades e calorias - quase não anoto mais.

Eliminei refrigerante e suco artificial.


Como a cada três horas (produz menos "grelina", o hormônio da fome).

Cortei,praticamente, o açúcar e o sal.

Eliminei as frituras e gorduras.

O carboidrato tem minha total atenção.

Ingiro entre 1000 – 1500 kc por dia.

Tomo 1 limão toda manhã, 10 minutos antes do café (o ácido cítrico tem ação adstringente, dissolvendo toxinas e gorduras).

Faço um “suco” com água e farinha de feijão branco 30 minutos antes do almoço (vi no Globo Repórter).

Bebo,no mínimo, 2 litros de água por dia.

Durmo por 8 horas seguidas.


Por fim, tracei metas bem "lights" para não cair na tentação de correr atrás de metodologias miraculosas. As metas são baixas e talvez eu as cumpra na metade do tempo, mas por enquanto as manterei assim.


Vou manter estas metas descritas, contudo acho que não vou demorar tanto para chegar à meta final. Mas não vou parar depois desta meta, daí então esta será minha vida, porém sem o objetivo de emagrecer.

Meta1
– passar da “obesidade grau” um para “sobrepeso” até o fim do ano (de 111,1 Kg para 94 kg) - aproximadamente 0,95 Kg por semana.


Meta2
– passar do “sobrepeso” para “peso normal” até Junho de 2013 (de 94 kg para 78 kg) - aproximadamente 0, 600 Kg por semana.


Meta3
– tonificar os músculos até Dezembro de 2013.


Peso 15/08/2012: 111,1 (IMC: 35,5)

Peso 10/09/2012: 104 (IMC: 33,2)

Peso 24/09/2012: 101,5 (IMC 32,4)

  • passei quatro dias na casa da minha mãe e ganhei 200 gramas. Ou seja, deixei de perder aproximadamente uns 300 gramas e ainda ganhei 200 gramas. Saldo negativo de 500 gramas. Por isso não tem essa de "só no fim de semana", "feriado" ou dia especial. Tem que lutar todo dia!
Peso 05/10/2012: 100,2 (IMC 31,9)

Peso 08/11/2012: 94,8 (IMC 30,26)

  • Contudo, estou fazendo musculação há um mês. Não sei como calcular a massa muscular que estou ganhando. Vou começar a observar as medidas. Té

  • Já estou mudando minha meta. Que tal 80 kg até Dezembro?

Peso 28/11/2012: 91,8 (IMC 26,9) SOBREPESO - ADEUS OBESIDADE

----------------
E vamos que vamos no "Olho do Tigre"


-------------------------------------------------
17 de Junho de 2013, querido diário:

72 kg

23,78 de IMC

100% com a saúde

100% de felicidade

farei um post novo sobre a caminhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.